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[Jogabilidade] 15. Combates
Combates
Muitas vezes em missões e fillers os personagens entraram em combate contra outros personagens, sejam eles controlados por membros ou mesmo NPC's controlados pelos Narradores. Devido a isso, abaixo será explicada a regra de combates:
Post de Combate:
- Narração É um texto que contem tudo que um determinado personagem faz, ou seja suas ações, falas e etc. Quanto mais detalhado tal post, melhor é para o desenvolvimento no combate, pois assim o narrador poderá dizer exatamente o que e como o personagem agiu.
- Nota Ao realizar uma ação, é indicado que se especifique certas coisas, como quantidade, direção e etc. Caso tais coisas não forem apresentadas na narração para uma melhor fluidez do texto, é possível criar notas para indicar tais situações, como "foram lançadas 5 shurikens com a mão direita", "seguro a katana na mão esquerda" e etc. Isso significa que aqui ficam informações especificas de algo que você não colocou em sua narração, porém é visível a seu oponente.
- Link's Sempre que um personagem utiliza-se de uma habilidade, técnica ou mesmo equipamento. O membro deve adicionar os link's correspondentes do mesmo a seu post, seja posteriormente ao texto ou mesmo durante com um redirecionamento.
Sequencia de Combate & Ações
- Apresentação Antes de começar verdadeiramente o combate, o personagem deve fazer um post de apresentação, indicando seu local no terreno, armas que esteja carregando, vestimentas e etc. A apresentação não possui "ordem", assim tanto o Membro A como Membro B, podem postar sem se preocupar com isso. Na apresentação, cada personagem pode realizar até 2 ações que não sejam prejudiciais ao oponente, como dar-lhe um sermão, pré-ativar uma técnica, colocar-se em guarda, segurar armas e etc, desde que não cause qualquer efeito em seu oponente.
- Ataque: O membro A começa fazendo seu ataque com até 2 ações, sendo desde realizar lançamentos de shurikens, golpes físicos ou realizando técnicas.
- Defesa e Contra-Ataque: O membro B realiza sua defesa e contra-ataca seu oponente, fazendo até 3 ações, sendo desde desvios, bloqueios, realizando técnicas de defesa ou ataque.
- Defesa: O membro A termina a rodada fazendo sua defesa com até 2 ações. - Este é um post exclusivo para defesa, ou seja não é possível fazer ataques ou causar danos de qualquer maneira a seu oponente -
- Narração: O Narrador posta a avaliação da rodada, indicando o que ocorreu na mesma, com as contagens, Status e etc, de ambos os personagens. Nesta parte fica o que realmente ocorreu durante a rodada, ou seja a finalização e confirmação das ações anteriormente descritas pelos membros A e B em seus posts.
- Alternação: Após o narrador realizar seu papel, o combate segue para mais uma rodada, no entanto a ordem é alterada, onde agora o membro B começa atacando. A cada rodada a ordem é alterada.
Tipos de ação
- Ação Simples: São ações realizadas sem o uso de técnicas ou habilidades, como um soco ou chute simples, uma esquiva, uma lançamento de armas e etc, qualquer tipo de ação que não utilize qualquer tipo de técnica
- Ação complexas São ações realizadas com uma técnica ou habilidade, como utilizar liberação de Fogo, Genjutsu, pré-ativar uma técnica, e etc
- Ação Oculta Uma ação Oculta é quando o personagem realiza um ação que seu adversário não consegue perceber, ela pode ser muito silenciosa, subterrânea, entre outros. Este tipo de ação é "especial", pois funciona de forma diferente das demais, o membro não posta normalmente no tópico, mas sim envia uma MP ao narrador com o titulo "Ação Oculta de Fulano - Missão/Filler/combate X", nesta MP deve possuir o Link do combate, a Narração da ação, com suas notas e link's necessários e uma aba a mais, que denominamos de "Explicação", nela o membro deve dizer em qual momento utilizou-se da ação e por que ela seria de fato oculta do oponente. Depois de avaliar a mesma o narrador pode aprova-la, adicionando-a a sua narração e surpreendendo o adversário, ou nega-la devido a falta de lógica ou por esta não se encaixar de fato em uma ação oculta, significando que tal ação seria sim percebida pelo adversário, e assim a ação não é adicionada ao combate. Independente de ser aprovada ou negada, só é possível fazer uma ação Oculta por rodada. Tais ações consomem ações de seus posts, por isso é necessário cautela e grande discernimento ao realiza-las, mas caso ela seja negada, você ainda poderá realizar o numero de ações normais de seu post.
- Ação Gatilho Uma Ação Gatilho é quando um personagem pré-ativa uma técnica para utiliza-la posteriormente, como por exemplo a técnica de Substituição. O membro pode inclusive "impor sua vontade" na técnica indicando isso em uma nota por exemplo. No caso da técnica de Substituição por exemplo, o personagem poderia adicionar uma nota onde tal técnica seria "ativada" sob qualquer dano que o personagem levasse, mas o mesmo pode escolher "a técnica se ativará apenas se sofrer 50 de dano", no entanto é necessário lembrar que não são todas as técnicas que podem ser pré-ativadas. A ação gatilho consome uma ação do post, assim como a técnica consumirá o chakra/stamina naquela rodada normalmente, mas quando a mesma for ativa, não será consumido chakra/stamina ou mesmo ação da rodada.
Possíveis Problemas
- Erros gramaticais Quanto uma narração carrega muitos erros de gramaticais, sejam palavras escritas erradas ou mesmo falta de pontuação que tornem o texto ilegível, tanto o oponente quanto o narrador podem reclamar e causar problemas no seguimento do combate, assim o membro deve sempre se atentar a isso, pois pode ser solicitado que o mesmo refaça seu post. Caso persista por mais de três vezes, os posts começaram a ser anulados.
- Ausência de Link's Quando um membro não coloca os link's das habilidades, técnicas ou equipamentos que esteja a utilizar em combate ou mesmo coloque link's errados, será considerado que tais técnicas, habilidades e equipamentos não foram utilizados, sendo assim anulados. Isso pode ser muito prejudicial ao membro, pois suas ações podem ser completa ou parcialmente inutilizadas, causando uma possível perda ou ferimentos em combate.
- Ausência de Notas Quando um membro não adiciona os detalhes de suas ações na narração e também não adiciona as notas referentes as mesmas, o narrador pode considerar as ações descritas de forma diferentes das imaginadas pelo membro, assim alterando possivelmente a continuidade da ação ou combate, prejudicando o andamento do mesmo. Apesar de não possuir uma verdadeira punição, é um problema que o próprio membro levará consigo ao longo do combate, pois suas ações seriam "incertas" para ele mesmo. Por isso lembre-se sempre de adicionar os detalhes importantes de suas ações, seja no texto ou nas notas.
- Tempo de Postagem Em todo combate, o narrador irá indicar o tempo de postagem para que o combate não dure "infinitamente" e não prolongue o combate demasiadamente. Ao ultrapassar este tempo, o narrador ira considerar que o personagem não realizou nenhuma ação, ficando assim a merce das ações do adversário. Normalmente o tempo de postagem é de 24h (1 dia), no entanto pode ser conversado entre os membros e o narrador um tempo ideal para que nenhum seja prejudicado.
- Afirmando Ações Não é possível que um membro afirme que uma determina ação ocorreu sem que o narrador diga isso em seu post de narração. Ações como " Joguei uma Kunai que acertou a cabeça do meu oponente" são automaticamente desconsideradas, desde acertar o oponente, ao lançamento da kunai em sí. Isso por que o membro não tem como saber exatamente se tal ação dita por si realmente aconteceu ou ira acontecer.
- Impedindo ações Um membro não pode impedir a ação do adversário com base em uma ação própria. Temos o Exemplo, "Jogador A narra que corre até o jogador B e quando se aproximasse, desferiria um ataque com sua kunai no peito do mesmo", "Jogador B narra que antes do jogar A chegar, ele lança uma kunai em direção a cabeça do jogado A". No forum não se pode "retroceder" as ações, isso significa que o jogador A correria até o B independente do que o A fizesse. O jogador A estaria em completa desvantagem na situação apresentada, isso por que existiria uma kunai indo em sua direção e ele não poderia "não correr" em direção a mesma, pois não pode "cancelar" suas ações já narradas. Assim considera-se que o jogador B cometeu um erro. Assim não é possível "impedir" as ações adversárias, mas é possível "contorna-las", seguindo o mesmo exemplo acima, caso o jogador B tivesse desviado, seja com um movimento ou mesmo uma técnica, o ataque com a kunai do jogador A não iria ocorrer, mas o "acontecimento" iria, tal acontecimento não seria anulado, já que o jogador A não precisaria retroceder sua ação, já que o B não o "forçou" a isso, mas ao contrário, apenas o evitou. No entanto, tal acontecimento só é considerado um erro no caso de impedir ações atacando, ou seja, se o jogado B tivesse bloqueado o golpe ou a corrida com alguma outra coisa que não fosse "prejudicial" ao jogador A, não seria considerado um erro, apenas um bloqueio normal.
- Ações impossíveis É quando um personagem utiliza uma técnica, habilidade ou equipamento que não possui. Como utilizar o Susanoo mesmo não o possuindo. Claramente, esta ação é completamente desconsiderada.
- Ações divinas É quando um personagem faz ações que dão uma sensação de "endeusamento", como disparar uma kunai a velocidade da Luz ou lançar uma técnica D que alcança 500 metros.
- Antecipação É quando se mistura o ON-game e o OFF-game, isto é, os membros sabem normalmente as habilidades que seus adversários possuem, os locais que existem certas coisas, esconderijos de criminosos e etc. No entanto, isso não significa que os personagens deles sabem, assim deve-se agir de acordo em On-game. Exemplos disso são, enfrentam um Uchiha e "não olhar nos olhos dele" mesmo que o personagem não faça a menor ideia que o oponente é Uchiha ou sobre o Sharingan. Alguém fez uma armadilha ou colocou selos explosivos nas suas roupas, você desvia o caminho ou tira as roupas antes que tudo exploda, mesmo sem ter ciência que tais coisas existiam. Um criminoso se escondeu em um esconderijo, mas existem zilhões naquela área, sem qualquer técnica de rastreamento, rolamento de sorte ou investigação, você vai até o esconderijo certo. Tais tipos de ações são completamente desconsideradas.
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